segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RESENHA - DARK AVENGER - ALIVE IN THE DARK - 2015


Nota: 9,5

Dark Avenger é uma veterana banda de Brasília que executa um poderoso power metal e tendo uma consistente discografia, construída em mais de 23 anos de lutas e história.

Formada em 1993 e lançando no ano seguinte a fantástica demo tape 'Choose Your Side... Heaven or Hell...', tendo seu nome escrito na história do metal nacional com grande a aceitação de crítica e público, e através de seus 3 Full Leghts Dark Avenger (1995), Tales of Avalon: The Terror (2001), Tales ofAvalon: The Lament (2013) e o EP X Dark Years.

Track List:

CD 1
01           Dark Avenger 2003           6:19
02           Who Dare To Care            4:54
03           Crown Of Thorns              6:21
04           Die Mermaid                     4:41
05           Utther Evil                        5:37
06           Clas Myrddin                    5:07
07           Tales Of Avalon               5:36
08           Rebellion                          5:58
09           Unleash Hell                     5:00
10           Armageddon                     5:42

CD 2
01           Morgana                            5:35
02           Symphonic As The Rain   7:00
03           Acoustic The Lament        2:33
04           Acoustic Give A Chance   3:15
05           Symphonic Caladvwch     7:29
06           Dark Avenger 2003           8:11
07           Symphonic Caladvwch     6:58
08           Utther Evil - Delirious      2:21
09           Utther Evil - Tragedy       6:00
10           Unleash Hell                     5:23


Ficha Técnica:

Gravado ao vivo no Led Slay, São Paulo em 21 de Dezembro de 2003
Produtor Executivo: Richard Navarro
Produtor Musical: Mário Linhares
Arranjos Sinfônicos: Tomaz Vital e Dark Avenger
Regência: Tomaz Vital
Sinfônica: Camerata do Ipiranga
Cover Ilustration: Marcus Ravelli
Design: Mário Linhares


Alive in The Dark era esperado com muita ansiedade pelos fãs da banda que desejavam ter o registro físico desse fantástico show gravado no extinto BMU idealizado pelo Richard Navarro e que ganha vida através da Shinigami Records. Com uma bela arte os dois cds vem num digipack simples, o ponto fraco do lançamento, mas em compensação está incluso o raro Ep X-Dark Years.

Aqui temos uma banda entrosada, afiada e muito acima da média executando as músicas de forma coesa e cheia de feeling. Os destaques individuais ficam por conta da dupla de guitarristas Marcus Valls e Hugo Santiago, do Vocalista Mário Linhares e do garoto prodígio, hoje músico consagrado, Tomaz Vital ( na época Thomaz Galuf) que além de comandar os teclados e piano é responsável pela regência e o orquestração das versões sinfônicas. Completam a banda a entrosada cozinha composta por Gustavo Magalhães (conhecido a época do GZus) e Rafael Dantas, baixo e bateria respectivamente.

O álbum já começa com uma pedrada, Dark Avenger 2003 com riffs cavalgados, ótimos solos de guitarra e o vocal avassalador de Mário Linhares. Em seguida temos  a veloz Who Dares To Care com um ótimo trabalho de bateria.

"Crown of Thorns" do segundo álbum 'Tales of Avalon: The Terror' é a terceira com seu clima mais cadenciado com ótimo riffs cavalgados e grande trabalho de teclados. Essa canção funcionou muito bem ao vivo com ótimos solos, baixo muito bem encaixado e interpretação vocal magnífica, valorizando ainda mais a ótima letra. "Die Mermaid" vem em sequência e esta faixa vem numa crescente até atingir seu ápice, mostrando porque é umas das composições mais fortes da banda.

"Utther Evil" é a primeira que aparace do EP X-Dark Years e começa com seu clima meio teatral e bateria cheia de groove até que na metade final da música temos alternancia de solos  entre guitarra e teclados, que ficou muito boa em vista que esse não é um padrão usado pelo Dark Avenger, onde os teclados fazem mais o papel de 'cama' dando clima especial às músicas.

Após um corte que ficou meio estranho temos "Clas Myrddin"  que logo após sua introdução cai totalmente para a descontração com a incidental 'Jingles Bells'  e na sequência temos a épica "Tales Of Avalon" onde os destaques mais uma vez são os teclados muito bem encaixados e o vocal. Falar da qualidade de Mário Linhares como compositor, letrista e vocalista é chover no molhado, mas como canta esse sujeito!

Fechando o primeiro cd temos a trinca formada por "Rebbelion" mais cadenciada que cresce e tem nos riffs algo que lembra o mestre Randy Rhoads até chegar no fantástico refrão, seguida pela forte "Unleash Hell" e finalizando com a Clássica "Armageddon" que mesmo depois de 20 anos continua sendo uma das mais fortes músicas de toda a carreira do DA e de todo cenário nacional.

O Cd 2 começa com "Morgana" finalizando a parte 'normal' do show para ter início à parte sinfônica e acústica. "As The Rain" ficou fantástica com aquele clima épico e poderia facilmente ser trilha sonora de algum filme de Hollywood. Essa canção também é a prova de que esse é um álbum genuinamente ao vivo, sem overdubs, se você prestar atenção notará isso o que em nada diminui a qualidade, pelo contrário aumenta o valor histórico desse registro. A outra Versão Sinfônica ficou com a faixa nº 5 "Caladvwch" e parace que essa música aqui encontrou sua roupagem perfeita com seu clima épico e emocionante. Quem já viu essa música sendo executada ao vivo sabe da carga emocional que ela passa e já vi muito marmanjo barbudo com os olhos "suados". Antes há a apresentação da banda e como menino prodígio Tomaz é ovacionado com o reconhecimento a todo seu talento.

A Parte Acústica ficou a cargo de "The Lament" e da bela balada "Give A Chance" com sua linda declaração de amor, aquele clima esperto para quem está acompanhado no show ou pra quem está sozinho acender aquele isqueiro pra dá aquele toque visual e com um belo trabalho de piano e belo solo de violão.

De bônus a banda disponibiliza o raro EP X-Dark Years, com "Dark Avenger 2003" que tem algumas mudanças de interpretação para a versão original, além da intro que foi acrescentada. Em Seguida a versão de estúdio para "Symphonic Caladvwch" que conta com um fantástico trabalho de cordas, "Utther Evil" Que aqui aparece divida em "Delirious" e "Tragedy" e encerrando o álbum "Unleash Hell" com sua pegada mais agressiva, algo inédito ao Dark Avenger à época apresentando um Mário Linhares diferente do que o grande público estava acostumado a ouvir.

Vale ressaltar que esse álbum pode ser adquirido com a banda em um kit especial e limitado ou com a própria gravadora por preço bem acessível à todos.Parabéns Ao Dark Avenger e a Shinigami Records por darem vida a esse registro fantástico.

Line Up:

Mário Linhares - Vocal
Hugo Santiago - Guitarra
Marcus Valls - Guitarra
Tomas Vital - Teclado e piano
Gustavo Magalhães - Baixo
Rafael Dantas - Bateria (Não creditado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.